Alien: Romulus, lançado em 15 de agosto, estreou nos cinemas e trouxe uma forte ligação ao clássico ‘O Oitavo Passageiro’ (1979). Além disso, o filme de 2024 apresentou uma participação surpresa, o que, por sua vez, tem gerado opiniões divididas entre o público.
Cuidado! O conteúdo a seguir revela SPOILERS!
Alien:Romulus que é dirigido por Fede Alvarez (O Homem nas Trevas) trouxe de volta Ian Holm (O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel), conhecido por seu papel como o androide médico Ash no filme original. Desta vez, no entanto, Holm aparece como um novo sintético chamado Rook, cuja missão é garantir o sucesso na exploração do Xenomorfo.
No filme original Alien: O Oitavo Passageiro, Ripley (Sigourney Weaver) decapita o androide Ash após revelar sua verdadeira natureza. Ripley descobre os planos malignos de Ash e sua tentativa de proteger o Xenomorfo, resultando na sua morte.No novo longa, Rook aparece como uma versão reconstruída de um dos andróides semelhantes a Ash, modelado para se parecer com ele tanto na aparência quanto na voz. Embora compartilhe semelhanças com Ash, Rook possui uma nova missão e características próprias.
O processo para trazer o ator de volta
Embora esse fan service possa ser amplamente celebrado, é importante lembrar que Ian Holm faleceu em 2020, antes mesmo do início das filmagens. Assim, o retorno do ator provoca uma reação mista de admiração e melancolia entre os fãs.
Em entrevista ao LA Times, Fede Alvarez explicou que, no início, 90% do trabalho foi feito por marionetistas com um animatrônico. Em seguida, a pós-produção incluiu ajustes de CGI para melhorar as expressões do robô. Além disso, a voz do ator britânico Daniel Betts (Corações de Ferro) foi modificada para se assemelhar à de Ian Holm, finalizando o processo de recriação.
O diretor também esclareceu que a inclusão da imagem de Ian Holm não fazia parte do planejamento original. Inicialmente, a intenção era introduzir Rook como um novo personagem dentro da linha de robôs da Weyland-Yutani. No entanto, durante o desenvolvimento do projeto, decidiram incorporar a imagem de Holm.
Outros androides, como Bishop (Lance Henriksen) e David (Michael Fassbender), foram considerados para o papel. No entanto, como ambos já apareceram em vários filmes da franquia, seus retornos poderiam ser menos impactantes. Assim, optou-se por uma abordagem diferente.
A permissão da família
De acordo com o diretor, a decisão de usar a imagem de Ian Holm em Alien:Romulus surgiu porque ele havia participado exclusivamente do filme original como Ash. Assim, essa abordagem trouxe uma conexão especial. Confira a declaração:
“Estávamos cientes de que usaríamos um animatrônico e que, mais tarde, faríamos ajustes de CGI na boca e nos olhos conforme necessário para as cenas”. “Então, surgiu a questão: ‘Qual rosto escolher? Quem seria?’ O único ator que nunca havia retornado e que achamos intrigante foi Ian Holm.”
Alvarez contatou a viúva de Holm, Sophie de Stempel, para explicar a ideia e pedir sua opinião. Em seguida, ele conversou com Ridley Scott, o produtor e criador da franquia, que era um grande amigo de Holm. Assim, todos ficaram entusiasmados com a proposta do diretor.
De acordo com o diretor, Ian Holm sentiu que Hollywood havia se afastado dele nos últimos 10 anos após *O Hobbit* (2012). Além disso, sua viúva acreditava que ele adoraria participar deste projeto, já que ele tinha um carinho especial por esse personagem.
Por fim, Alvarez enfatizou que a ideia não violou nenhuma regra sindical. Ele explicou que, além de um ator no set fornecer as falas de Holm, a proposta também contou com a aprovação dos familiares de Holm. Além disso, é importante notar que o personagem não é o mesmo do filme original.
Leia também no Oficial Geek:https://oficialgeek.com/polemica-envolvendo-gabi-xavier-agita-as-redes-sociais/
Você também pode nos falar sua opinião sobre o assunto através das nossas redes sociais. Por exemplo, você pode enviar suas mensagens para @oficialgeek e @caracacast no Instagram.
[…] Leia também no Oficial Geek:https://oficialgeek.com/alien-romulus-a-participacao-especial-surpresa/ […]