Home Filmes A Odisseia: Tudo o que sabemos sobre o novo filme épico de...

A Odisseia: Tudo o que sabemos sobre o novo filme épico de Christopher Nolan!

0

Depois de redefinir o cinema com obras como O Cavaleiro das Trevas, A Origem e Oppenheimer, Christopher Nolan prepara-se agora para aquele que talvez seja o projeto mais ambicioso de sua carreira: A Odisseia. O diretor, conhecido por suas narrativas densas e visuais arrebatadores, mergulha de cabeça na adaptação do clássico poema épico de Homero — e as filmagens já estão em andamento. A estreia está prevista para 2026.

A Odisseia

Mas, afinal, o que já sabemos sobre essa superprodução antes de ela desembarcar nas telonas e, muito provavelmente, deixar público e crítica boquiabertos? Caso você não tenha tido o (des)prazer de ler A Odisseia na escola, não se preocupe. Neste especial, em primeiro lugar, a gente relembra os pontos principais da história original; em seguida, explica por que ela funciona como uma continuação direta de outro poema de Homero; e, por fim, comenta sobre as versões mais inusitadas já feitas dessa saga milenar. Então, segue com a gent

Qual é a história de A Odisseia?

A palavra “odisseia” virou sinônimo de jornada longa e desafiadora, o que por si só já diz muito sobre a influência dessa obra milenar. Mas o que exatamente acontece em A Odisseia?

A trama acompanha Ulisses (ou Odisseu, na versão original grega), rei de Ítaca e herói da Guerra de Troia. Após o fim do conflito, ele passa uma década tentando retornar para casa — e tudo parece conspirar contra. “Enquanto ele está ausente, dezenas de pretendentes assediam sua esposa Penélope, convencidos de que ele morreu no mar após irritar Poseidon, deus dos oceanos Enquanto isso, seu filho Telêmaco, agora com 20 anos, busca pistas sobre o pai com a ajuda dos deuses.

O caminho de Ulisses de volta ao lar é uma verdadeira maratona de desventuras. Calipso, uma ninfa apaixonada, o mantém prisioneiro por sete anos. Depois, enfrenta os lotófagos (que oferecem uma fruta que apaga a memória), escapa dos cantos hipnóticos das sereias, fica preso na caverna do ciclope Polifemo, vê seus homens virarem porcos pelas mãos da feiticeira Circe, encara um redemoinho colossal (Caríbdis) e enfrenta um monstro de seis cabeças (Cila). “Quando, finalmente, ele chega a Ítaca, disfarça-se de mendigo; em seguida, apenas se revela durante um teste com seu velho arco — que, aliás, só ele é capaz de empunhar. O resultado? Por um lado, um reencontro emocionante com Penélope; por outro, um banho de sangue nos pretendentes, com Telêmaco firme ao seu lado.

Quem está no elenco de A Odisseia?

Agora segura essa escalação! O elenco do filme de Nolan é simplesmente insano — e, até o momento, só um papel foi oficialmente revelado: Matt Damon será Ulisses. O resto? Ainda em segredo, mas os nomes confirmados são de peso.

Tom Holland e Zendaya, casal da vida real, estão no elenco. E pelas fotos de bastidores, é bem provável que Holland interprete Telêmaco. A lista ainda inclui velhos conhecidos de Nolan, como Anne Hathaway (Selina Kyle em Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge), Robert Pattinson e Himesh Patel (Tenet), Benny Safdie (Oppenheimer) e Elliot Page (A Origem).

A eles se juntam vencedoras do Oscar como Lupita Nyong’o e Charlize Theron, a estrela do terror Mia Goth, Jon Bernthal (O Justiceiro, The Bear), John Leguizamo, Cosmo Jarvis (Shogun), Corey Hawkins (Straight Outta Compton), além de veteranos como Bill Irwin e Samantha Morton. E acredite: essa ainda não é a lista completa. Com um elenco desses, fica difícil conter a expectativa.

Por que a versão de Nolan é tão aguardada?


Desde que o projeto foi anunciado em dezembro de 2024, a empolgação girou em torno de um nome: Christopher Nolan. Após a polêmica com a Warner Bros. por causa do lançamento de Tenet durante a pandemia, o diretor se juntou à Universal para desenvolver Oppenheimer — e é nesse novo lar que A Odisseia começa a tomar forma.

Nolan é mestre em criar espetáculos cinematográficos grandiosos, e vem lapidando esse talento há décadas. Seus primeiros filmes, como Following (1998) e Amnésia (2000), eram narrativas mais contidas. Mas foi ao assumir o Batman que ele elevou o nível do cinema de super-herói. A Origem e Interestelar expandiram ainda mais sua visão artística.

Mas foi com Oppenheimer que Nolan mostrou o domínio absoluto da grandiosidade e do detalhe. A cena do teste da bomba atômica — com o “silêncio mais ensurdecedor da história do cinema” — é prova de que ele sabe trabalhar a tensão, a escala e a emoção de forma única. Por isso, se há alguém capaz de dar vida a um épico tão complexo quanto A Odisseia, é ele.

Qual é a fonte original de A Odisseia?

The Odyssey, ou A Odisseia, é um poema épico atribuído a Homero, datado entre 725 e 675 a.C., segundo a Enciclopédia Britânica. Escrita em hexâmetro dactílico — um tipo de métrica poética composta por seis “pés” por verso —, a obra foi pensada para ser declamada por oradores e totaliza mais de 12 mil linhas divididas em 24 livros.

Na antiguidade, o texto era registrado em pergaminhos, provavelmente feitos com peles de animais. Com o passar dos séculos, A Odisseia ganhou inúmeras adaptações, releituras e versões nos mais variados formatos — da literatura ao teatro, da animação ao cinema. Agora, com Nolan no comando, ela promete ganhar uma versão definitiva para o século XXI.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Exit mobile version