Confinado (Locked) – Crítica Completa do Thriller Baseado em Caso Real!

1
52
Confinado

Duração: 1h35min | Gênero: Ação, Suspense
Direção: David Yarovesky
Roteiro: Michael Arlen Ross
Elenco: Bill Skarsgård, Anthony Hopkins, Ashley Cartwright
Distribuidora: Diamond Films
Orçamento: US$ 1.3 milhões
Estreia no Brasil: 29 de maio de 2025
Título original: Locked Conhecido no Brasil como “Confinado”, este filme promete prender a atenção do início ao fim.

Sinopse: Em Confinado, o carro pertence a William (Anthony Hopkins), um milionário que tem uma sede
de justiça. Willian está cansado de presenciar tantos crimes e ao notar que este
é o sétimo arrombamento em seu veículo, ele decide fazer justiça com as
próprias mãos. Usando tecnologia embarcada, travas de carro, veículo
altamente resistente, à prova de som e se comunica com Eddie à distância,
impondo suas regras dentro do veículo.

CRÍTICA SOCIAL

Diferente de análises que tratam “Confinado” apenas como um thriller, o filme se aprofunda em críticas sociais relevantes. Ele funciona como espelho da realidade urbana, mostrando a complexidade do mundo confinado das cidades.

A produção de Confinado expõe o caos vivido em muitas cidades hoje. Por um lado, mostra o trabalhador lutando para manter o básico; por outro, expõe como os ricos se blindam da violência.

William confronta Eddie com a dura verdade: desigualdade crescente, crimes impunes e o abandono estatal. A cidade se tornou palco de uma guerra invisível, refletindo a experiência de estar confinado em um sistema falho.

Essa crítica reforça o contraste entre os que vivem em constante insegurança e os que constroem fortalezas tecnológicas para se protegerem.

A história

Travas automáticas, isolamento acústico e comunicação remota permitem que William imponha suas regras. Eddie, que tenta invadir o veículo, se vê preso dentro, verdadeiramente confinado em sua tentativa.

Inicialmente, Eddie pensa estar em um assalto mal executado. Entretanto, muito rapidamente a situação se transforma, de maneira inesperada, em uma luta intensa e desesperada pela sobrevivência. Ferido e confinado, ele busca desesperadamente uma saída.

Com o passar do tempo, percebe que o castigo imposto por William é mais psicológico do que físico. Mais do que punir, o objetivo de William é fazer com que Eddie encare as consequências de suas próprias ações. Dessa forma, para escapar, ele precisa resistir ao máximo.

O CASO REAL

Em 2016, na cidade de Córdoba, na Argentina, Roberto Desumvila estacionou seu carro em uma avenida movimentada. Pouco depois, foi alertado por transeuntes.

Disseram que havia alguém dentro do carro, tentando quebrar os vidros e sair. Roberto sabia o que estava acontecendo: ele mesmo instalou um sistema especial que deixaria o invasor confinado sem saída.

Se um estranho entrasse no carro, as travas seriam ativadas, os vidros selados e as luzes apagadas. A pessoa ficaria automaticamente presa dentro do veículo.

A motivação veio após um incidente com sua filha, vítima de uma pedrada ou tiro ao voltar da faculdade. O trauma levou a família a agir.

O criminoso ficou preso cerca de 20 minutos, tentando escapar. Foi detido pela polícia após insistentes tentativas de quebrar os vidros e forçar as portas.

Esse caso inspirou adaptações cinematográficas com diferentes abordagens. A primeira foi o filme argentino “4X4”, seguido pela versão brasileira “A Jaula”, em 2022.

Vale a pena?

Embora seja um thriller, Confinado é baseado em um caso real. Mesmo assim, o diretor Sam Raimi conduz a história de forma simples, mas com uma profundidade que convida à reflexão sobre o tema do confinamento.

O filme provoca o espectador a pensar sobre moralidade, justiça, desigualdade e sobrevivência. Entre o certo e o errado, a linha é tênue, assim como a linha entre liberdade e estar confinado.

Leia também: https://oficialgeek.com/felca-no-super-con-recife-2025-prepare-se-para-encontrar-o-fenomeno-da-internet-ao-vivo/


1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here